Experience On / Mundo dos Dados

Ferramentas de Marketing para Profissionais que Ainda não Conhecem!

por Elcio Santos - 29/11/2022

Martech = marketing + tecnologia. Na prática, significa a combinação de técnicas de marketing e tecnologia que usamos para criar, comunicar, entregar, testar, medir, automatizar, integrar e ajustar os esforços de marketing.

Segundo um novo estudo da Gartner, que ouviu 324 profissionais de marketing em maio e junho de 2022 a fim de determinar o estado da aquisição, além de adoção e uso da tecnologia de marketing.

Por um lado, os as ferramentas de marketing para profissionais como a martech estão aumentando a cada dia.

Por outro, os profissionais de marketing estão fazendo menos uso deles: aliás, apenas 42% dos entrevistados disseram que estão utilizando todos os recursos de sua pilha de martech.

A priori, isso representa uma queda de 16% em relação a 2020, quando 58% disseram que estavam maximizando as capacidades de suas pilhas.

Na verdade, os analistas atribuem esse declínio a um conjunto de causas:

Basicamente, são o aumento da função martech de soluções individuais, problemas de contratação e o ambiente cada vez mais complicado em geral.

>>>Saiba mais: Fale com a nossa equipe e conheça a nossa metodologia que utilizamos para saber reconhecer o ciclo de vida do seu cliente e seus desejos, prevendo suas necessidades!

Quanto aos entrevistados sobre as ferramentas de marketing para profissionais…

  • 30% disseram que era por causa da quantidade significativa de sobreposição entre as soluções de tecnologia de marketing
  • 28% de dificuldade em identificar e recrutar talentos para impulsionar a adoção/utilização
  • 27% de complexidade/expansão do ecossistema de tecnologia de marketing

“Apesar dos orçamentos turbulentos nos anos anteriores e dos ventos contrários econômicos atuais, os investimentos em tecnologia são uma prioridade para os CMOs.

A fim de provar que seu ROI é mais crucial do que nunca”, disse Benjamin Bloom, analista vice-presidente da prática de marketing do Gartner, em comunicado.

“No entanto, os desafios associados à subutilização de ferramentas de marketing para profissionais, como novos modelos de negócios e jornadas de clientes interrompidas.

Desta forma, estão dificultando para os profissionais de marketing demonstrar o valor da tecnologia.”

Fonte: MartechToday

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor