Os varejistas estão correndo para desenvolver assistentes com tecnologia IA
Os executivo do varejo acreditam que os chatbots aprimorados estão entre as três aplicações de IA mais promissoras, de acordo com uma pesquisa de março de 2024 da First Insight. Quase 22% já implantou IA generativa para automatizar o atendimento ao cliente, com outros 25% atualmente testando-o, de acordo com uma pesquisa de outubro de 2023 realizada pelo Google Cloud e NewtonX.
A Best Buy lançou um assistente virtual habilitado para IA generativa que pode ajudar os clientes a solucionar problemas de produtos, fazer alterações na entrega e agendamento de pedidos e gerenciar assinaturas.
A Amazon lançou o Rufus, um assistente de compras com tecnologia de IA que pode responder perguntas sobre produtos, fornecer comparações e fazer recomendações.
A Zalando lançou um assistente de moda desenvolvido pela ChatGPT que pode ajudar os clientes a encontrar produtos por meio de uma interface de conversação.
As empresas de tecnologia também estão lançando ferramentas de IA generativa para o varejo, o que deverá acelerar a adoção da tecnologia, especialmente entre os pequenos e médios varejistas.
A Dynamic Yield da Mastercard lançou um chatbot plug-and-play para varejistas chamado Shopping Muse, que pode ajudar os consumidores a pesquisar produtos usando linguagem coloquial, com recomendações personalizadas baseadas em preferências individuais.
O Google Cloud anunciou várias novas ferramentas – incluindo um “agente virtual” para se comunicar em tempo real com os clientes, levando em consideração suas preferências individuais para orientar a conversa.
A Meta está lançando um chatbot de IA no WhatsApp que ajudará as empresas a automatizar tarefas, como responder a perguntas frequentes.
Os resultados iniciais são encorajadores: respostas mais rápidas e precisas, experiências de cliente mais consistentes e custos operacionais mais baixos, de acordo com LivePerson e PureSpectrum
Além disso, segundo um artigo de fevereiro de 2024 da Glassix, sites que usam chatbots de IA estão obtendo uma taxa de conversão 23% maior e um e-commerce obteve um aumento de 25% no envolvimento do cliente e uma redução de 30% no abandono do carrinho após a implementação de um chatbot de IA.
Fonte: EMARKETER
https://www.emarketer.com/content/retailers-racing-develop-ai-powered-assistants
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