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Para varejistas, hiperpersonalização tem benefícios – e potenciais armadilhas

por Elcio Santos CEO Always ON - 18/03/2024

Para varejistas, hiperpersonalização tem benefícios – e potenciais armadilhas

A hiperpersonalização pode elevar a experiência do cliente
80% dos consumidores gostam das recomendações personalizadas de produtos, de acordo com uma pesquisa de novembro de 2023 da Marigold and Econsultancy. E 88% dos membros da Geração Z acreditam que a IA pode melhorar as compras online através de recursos como ofertas relevantes, sugestões de produtos e assistência personalizada, de acordo com uma pesquisa de maio de 2023 da Rokt e The Harris Poll.
Isso traz benefícios para os resultados financeiros. Ao impulsionar a fidelidade o envolvimento, a hiperpersonalização pode aumentar as receitas e reduzir custos.
Nos EUA, 70% dos varejistas afirmam que gastarão menos em promoções no mercado de massa, mas esperam alcançar maiores vendas através de ofertas personalizadas nos próximos dois anos, de acordo com um inquérito de agosto de 2023 realizado pela Coveo e pela Retail Systems Research (RSR).

 

2. Existem desafios em torno da segurança dos dados

78% dos consumidores em todo o mundo protegem cada vez mais seus dados privados, de acordo com uma pesquisa da Salesforce de julho de 2023. E quase metade (46%) considera que as promoções baseadas na sua atividade dentro de 2 minutos após a visita a um website ou aplicação são “assustadoras”, de acordo com a Marigold and Econsultancy. Ou seja, consideram a hiperpersonalização intrusiva.
Os problemas se estendem à IA: qualidade e plágio são pontos fracos potenciais da tecnologia, de acordo com 65% dos profissionais de conteúdo e criativos dos EUA e do Reino Unido em uma pesquisa de outubro de 2023 realizada pela Ascend2 e Canto.

 

3. Os varejistas devem equilibrar hiperpersonalização com privacidade e dar voz aos clientes

É importante implementar políticas robustas de privacidade de dados para manter os dados dos clientes seguros e cumprir as leis e regulamentos. As data clean rooms podem ser usadas para compartilhar dados de forma segura com terceiros, sem revelar nenhuma informação de identificação pessoal.

Além disso, os varejistas devem estabelecer centros de preferências para que os clientes possam gerir as suas preferências de comunicação e sentirem-se no controle dos dados que compartilham. As redes também devem acompanhar e medir o sentimento do consumidor para garantir que a hiperpersonalização está melhorando – e não minando – a satisfação e a confiança do cliente.
Fonte: Insider Intelligence
https://www.insiderintelligence.com/content/retailers-hyper-personalization-has-benefits-and-potential-pitfalls

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