Experience On / B2B

Pesquisa da McKinsey mostra que o B2B e-commerce está mudando rapidamente – e vem aí o NeXT commerce

por Elcio Santos - 11/04/2023

Uma nova pesquisa da McKinsey & Co. mostra que algumas das maiores mudanças no B2B ecommerce – incluindo alterações rápidas no comportamento do cliente e implementação de tecnologia – estão exercendo pressões maciças sobre os atuais modelos de negócios.

A mudança nesse setor B2B é constante, mas o próximo ano trará diversos novos desafios.

E eles vão acelerar rapidamente, diz a pesquisa.

A consultoria entrevistou 50 executivos seniores, discutiu o futuro do B2B e-commerce com mais de 75 líderes empresariais.

Assim, analisou os resultados dos mais de 1.000 programas de comércio digital que ajudou a implementar nos últimos três anos.

Dentre as descobertas, destaca-se o fato de as empresas mais bem sucedidas no B2B e-commerce estarem se
tornando indispensáveis para seus clientes.

Deste modo, visam usar o digital para ir além das transações básicas e fornecer experiências que resolvem um conjunto muito mais amplo de problemas de seus clientes.

No entanto, muitas empresas estão evitando as escolhas difíceis que precisam fazer.

Muitas vezes, por causa de políticas internas, medo de conflitos de canal e grandes lacunas em recursos e tecnologia, perdendo assim todo o valor potencial disponível para elas.

“O pensamento da maioria dos líderes sobre comércio eletrônico é muito limitado”, disse McKinsey.

“Repetidamente, vemos empresas tentando otimizar produtos, serviços ou processos existentes, pensando na linha de ‘Como podemos melhorar nosso widget?’,ao invés de:

‘Como podemos atender melhor nossos clientes?’

Esses executivos ainda enxergam o principal papel do comércio eletrônico como gerador de receita (67%) ou gerador de lucro (11%). Mas as marcas precisam ser muito práticas e perguntar:

‘Como protegemos a lucratividade no comércio eletrônico olhando para o futuro?’

No geral, as maiores mudanças em 2023 que os tomadores de decisão de comércio eletrônico B2B ficarão de olho está o que a McKinsey chama de ‘NeXT commerce”.

Basicamente, se define como:

“Uma abordagem para comércio eletrônico que precisa de uma grande atualização baseada no compromisso de se tornar indispensável para o cliente por meio de um nível exponencialmente mais profundo de envolvimento on-line e off-line”.

“Tornar-se um negócio NeXT-commerce requer um compromisso de se tornar indispensável para o cliente”, diz a McKinsey.

Fonte: DigitalCommerce360

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