Cada vez mais a tecnologia no transporte aéreo vem ganhando destaque entre as companhias de aviação e também entre as agências de turismo.
Tudo isso para oferecer serviços cada vez mais ágeis, seguros e eficientes aos passageiros, evitando que uma simples viagem se transforme em um pesadelo!
Uma matéria divulgada na revista Veja, realizada pelo governo federal, mostrou que dentro de 61 serviços oferecidos pelo transporte aéreo, à comunicação, o reembolso e cancelamentos de voos, são os piores problemas enfrentados pelos usuários.
Como a tecnologia no transporte aéreo pode evitar que tais eventos ocorram?
Continue lendo este artigo que a Always On preparou sobre tecnologia e inovação para o transporte aéreo, um dos setores mais importantes do mundo, sem exageros.
A pesquisa abrangeu o período de 2020 a 2021, e para você ter uma ideia, das 101.661 reclamações dirigidas às três principais companhias aéreas do Brasil, 38.667 estavam relacionadas às dificuldades de reembolso.
Além disso, cerca de 11.708 queixas destacavam a ineficácia do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Este foi o primeiro levantamento divulgado pelo governo federal que apresenta dados consolidados sobre o desempenho do setor aéreo durante o período mais crítico da pandemia.
Certo, mas isso mudou?
Bem, segundo fonte de pesquisa, o cenário não mudou…
Os passageiros continuam com as mesmas queixas contra as companhias aéreas brasileiras, que buscam por tecnologia de ponta e soluções, a fim de reverter à situação.
Mas como a tecnologia no transporte aéreo pode maximizar os serviços oferecidos, evitando que empresas aéreas entrem para a lista indesejada dos consumidores?
Vamos conferir como novas tendências e tecnologias para o setor podem evitar que tais reclamações se tornem cada vez mais recorrentes no Brasil.
Vamos citar 3 tendências que podem elevar a nível internacional a qualidade dos serviços aéreos prestados no Brasil, melhorando a satisfação dos usuários.
Martechs, ou tecnologias de marketing são um conjunto de ferramentas e softwares utilizados para otimizar estratégias de marketing, mas também utilizadas para melhorar a eficiência operacional das companhias aéreas na gestão de relacionamento com o cliente.
A utilização de chatbots e Inteligência Artificial podem fornecer suporte aos passageiros em tempo real, agilizando vários processos em plataformas de reservas online avançados.
Plataformas tecnológicas mais sofisticadas que utilizam marctechs melhoram a satisfação dos usuários, que podem reservar suas passagens aéreas, hotéis, podem realizar pagamentos seguros, entre outros serviços online.
Essa tecnologia no transporte aéreo já é utilizada em plataformas internacionais, projetadas de maneira mais inteligente e intuitiva, o que significa que evitam reclamações em relação ao atendimento.
Na verdade, a Análise Preditiva de Manutenção é uma abordagem que envolve tanto tecnologia quanto estratégia para o setor.
É uma tecnologia para o transporte aéreo que utiliza algoritmos avançados e análise de dados que monitoram o desempenho de equipamentos, antes que ocorram as falhas.
A ideia é antecipar as necessidades de manutenção, com base em análise de dados.
Em outras palavras, a Análise Preditiva de Manutenção utiliza dados em tempo real e algoritmos, permitindo manutenção proativa, reduzindo a chance de atrasos devido às falhas inesperadas!
Exemplos globais de empresas aéreas que implementaram essa análise, incluem a Delta Air Lines, que utiliza o programa “Predictive Maintenance” para prever falhas em suas aeronaves, e a Lufthansa, que emprega softwares para otimizem as operações técnicas.
Claro que, uma boa Análise Preventiva e softwares avançados podem prever possíveis problemas técnicos nas aeronaves ou sistemas, que por sua vez, podem ser motivos de voos atrasados e cancelamentos.
No entanto, o que fazer quando tais situações inesperadas ocorrem, não pela falta de tecnologia em manutenção, mas por causa da grande demanda de trafego aéreo que está passando a cima de nossas cabeças neste exato momento?
Afinal, não podemos controlar tudo… Mas podemos prever certos eventos…
A Inteligência Artificial para tomada de decisão é uma tecnologia para o transporte aéreo e agências de viagens, que poder ser definida como: uma solução “educada” e altamente eficaz, que emprega algoritmos avançados que analisam grandes conjuntos de dados operacionais.
O processo permite que a IA identifique padrões, correlações e tendências que podem indicar potenciais impactos devido ao congestionamento do tráfego aéreo e condições meteorológicas adversas, por exemplo.
Nos referimos à prosopopeia “solução “educada”, porque ao analisar essas informações, a Inteligência Artificial informa à equipe operacional das cias aéreas, permitindo que as empresas antecipem suas ações de comunicação com seus passageiros.
Por exemplo, a equipe pode ajustar rotas, reprogramar voos, ou tomar outras medidas preventivas, permitindo uma resposta mais ágil aos clientes.
Assim, mantemos um bom relacionamento e a fidelização com eles.
Acho que já tivemos uma boa prévia do assunto neste artigo, concorda?
Baseado em pesquisas de reclamações empresas, a Always On vem trabalhando em amplificação de estudo em tecnologia para o setor.
É possível que as cias aéreas brasileiras ofereçam um serviço de alto padrão para seus passageiros, evitando até mesmo o “boicote” por parte dos consumidores cada vez mais exigentes e cientes de seus direitos.
Vamos falar mais sobre isso?
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