De fato, a Transformação Digital veio para reforçar o comércio do varejo brasileiro, que continua acelerado!
Um estudo desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, mostra que:
64% das empresas pretendem investir mais em transformação digital neste ano, sendo que em 52% delas o investimento supera 0,61% do faturamento bruto.
Em 2023, as principais áreas de investimento em transformação digital deverão ser as vendas online (foco de 88% dos varejistas entrevistados), omnicanalidade (80%) e experiência do consumidor (80%).
Para o varejo, os maiores benefícios trazidos pelos investimentos são o aumento da receita da empresa (74%) e o aumento do valor do negócio (64%).
O estudo faz uma radiografia dos investimentos em transformação, da automação e treinamento dos funcionários nas empresas do varejo brasileiro.
Assim como do uso das ferramentas de inteligência artificial nos pontos de venda.
Os números mostram que ela se tornou prioridade estratégica: para 76% dos entrevistados, o tema se tornou uma prioridade (na edição anterior, esse índice era de 50%), com investimentos e ações definidas.
>>>Importante saber: Metaverso: Meta, Microsoft e Disney estão apostando!
Embora as principais áreas de investimento em transformação digital sejam e-commerce, omnichannel e experiência do cliente, seu alcance vai muito além.
Quase metade dos varejistas entrevistados estão incorporando a transformação digital às áreas de operações e infraestrutura, enquanto 20% estão investindo em ações na área logística.
De acordo com a análise feita pela SBVC e OasisLab, a transformação do varejo não é apenas uma forma de buscar aumento de produtividade ou crescimento imediato das vendas:
44% dos varejistas entrevistados afirmam que a transformação permitirá reinventar seus modelos de negócios.
Dito isso, com o avanço dos negócios, também cresce o grau de automação das atividades cotidianas.
Atualmente, 43% dos varejistas acreditam estar bastante ou muito automatizados em suas atividades, enquanto 48% se colocam em um estágio mediano nesse processo.
Para saber mais sobre os benefícios da transformação digital nas no mercado varejista, clique aqui e leia mais conteúdos!
Fonte: SBVC
A Adidas começou sua jornada no metaverso em fevereiro de 2021, criando uma força-tarefa. Elon Musk havia acabado de tuitar...