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5 Benefícios da AI para as Financeiras

por Elcio Santos CEO Always ON - 24/05/2023

Descubra por que a IA está sendo utilizadas pelas Instituições Financeiras. Acesse e saiba mais.

Leia neste artigo quais são os 5 Benefícios da AI (ChatGPT) para as Empresas Financeiras, como bancos, e-commerce e sites que precisam interagir com o cliente 24 horas por dia!

Neste artigo, exploraremos 5 benefícios essenciais que o ChatGPT pode trazer para as empresas.

Desde aprimorar o atendimento ao cliente até otimizar processos internos, essa tecnologia tem o potencial de impulsionar o sucesso empresarial de maneiras surpreendentes.

Desenvolvido com base na arquitetura GPT-3.5 da OpenAI, o ChatGPT é um assistente virtual baseado em IA generativa que pode revolucionar a forma como as empresas se comunicam com seus clientes.

Ao utilizar modelos de linguagem avançados, o ChatGPT é capaz de gerar respostas humanas naturalmente coerentes e contextuais em tempo real!

Na era digital, as empresas estão constantemente em busca de soluções inovadoras para melhorar sua eficiência operacional, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento dos negócios.

Veja os 5 Benefícios da AI (ChatGPT) para as Financeiras

5 Benefícios da AI (ChatGPT) para as Empresas

Ao utilizar modelos de linguagem avançados, o ChatGPT é capaz de gerar respostas humanas naturalmente coerentes e contextuais em tempo real.

1. Atendimento ao cliente: automatizado, mas inteligente

Uma das 5 vantagens do ChatGPT para as Empresas está relacionado ao setor que, infelizmente,  gera bastante dor de cabeça para bancos, por exemplo e outros serviços financeiros.

Embora isso seja uma fato, a solução pode estar chegando.

Primeiro um pouco de contexto…

Segundo uma pesquisa realizada em 2023 pela consultoria de atendimento ao cliente e CX Shep Hyken, descobriu-se que 81% dos consumidores americanos preferem o telefone como canal de comunicação ao entrar em contato com uma empresa.

No entanto, 70% usam ferramentas de autoatendimento para responder a perguntas ou resolver problemas antes de entrar em contato com um agente de atendimento ao cliente.

Ou seja, embora possa não ser sua primeira escolha, os clientes estão dispostos a usar ferramentas de autoatendimento.

E com a IA e ferramentas como o ChatGPT melhorando a comunicação com os clientes, esse número vai crescer.

Mas atenção: os clientes também disseram que esperam poder passar para o bate-papo online com um agente ao vivo quando precisarem.

Ou seja, a melhor tecnologia do mundo não substitui a ferramenta definitiva de construção de relacionamento entre um cliente e uma empresa: um ser humano.

Exemplos de empresas financeiras que usam AI:

Em nossa lista com os 5 Benefícios da AI (ChatGPT) para as Empresas do setor financeiro, a o Capital One, uma importante instituição financeira dos Estados Unidos já implementou a tecnologia.

Um dos benefícios da IA generativa é que ela é capaz de impulsionar o atendimento ao cliente.

Em 2017, eles lançaram o Capital One Eno, inicialmente como um chatbot simples, acessível por meio do site, aplicativo e SMS.

No entanto, o Eno evoluiu significativamente com a inclusão de recursos avançados de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina.

Ao combinar a tecnologia de IA generativa com a expertise do Capital One em serviços financeiros, o Eno se tornou um assistente virtual inteligente.

Ela é capaz de entender e responder às perguntas e solicitações dos clientes de maneira natural e precisa.

Os clientes podem interagir com o Eno para obter informações sobre suas contas, realizar pagamentos, verificar transações e até receber dicas úteis sobre como economizar dinheiro.

2. Detecção de fraudes: ou se usa a inteligência ou a situação pode ficar insustentável

Reduzir a fraude é uma prioridade para os bancos não apenas porque afeta diretamente seus resultados – de acordo com a Javelin Strategy & Research.

N geral,  as perdas totais com fraudes subiram para US$ 56 bilhões em 2020, um aumento de impressionantes 83% em relação ao ano anterior.

Definitivamente tal fato pode prejudicar sua reputação, causam más experiências do usuário e prejudicam a retenção de clientes.

Outro estudo, da TransUnion, descobriu que, globalmente, as taxas de tentativa de fraude online para serviços financeiros aumentaram 149% apenas entre o quarto trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

A solução?

Bem, os bancos estão descobrindo que a inteligência artificial (IA) para detecção de fraude é rápida, eficaz e eficiente.

As instituições financeiras estão implantando sistemas baseados em IA em números recordes, com mais de US$217 bilhões gastos em aplicativos de IA para ajudar a prevenir fraudes e avaliar riscos somente em 2021.

Ferramentas de IA Generativa, como o ChatGPT, podem ajudar os bancos a detectar e prevenir fraudes, analisando grandes quantidades de dados de transações e identificando padrões suspeitos.

Isso pode ajudar os bancos a proteger os ativos financeiros dos clientes e reduzir as perdas por fraude.

O pessoal do banco pode até configurar alertas, para que os profissionais de segurança sejam notificados sobre atividades suspeitas.

3. Crédito mais rápido, mais seguro, mais inteligente

Outro benefício da AI (CHATGPT) para empresas e instituições financeiras, tem a ver com uma pesquisa realizada pela Javelin.

A pesquisa mostrou que, entre 21% a 33% dos americanos verificam sua pontuação de crédito mensalmente.

Uma pontuação de crédito é um número de três dígitos, geralmente variando de 300 a 850, que estima a probabilidade de você pagar o dinheiro emprestado e pagar as contas.

Embora um simples chatbot de perguntas frequentes possa responder a perguntas como:

“O que é uma pontuação de crédito?” ou fornecer recomendações gerais sobre “Como aumentar sua pontuação de crédito?”

O chatbot bancário de IA pode analisar instantaneamente renda, dados de emprego e histórico de crédito para gerar uma pontuação de crédito!

4. Inteligência anti-crimes financeiros

Há dois processos, Know Your Customer (KYC) e Anti-Money Laundering (AML), que são essenciais para os bancos reduzirem os riscos de crimes financeiros e manterem a conformidade regulatória.

Soluções de IA Generativa podem ajudar os bancos a automatizar esses processos, analisando grandes quantidades de dados do cliente.

Isso inclui informações pessoais e histórico de transações, e identificando possíveis problemas de conformidade.

Elas também podem verificar a identidade do cliente, comparar os clientes com as listas de sanções e sinalizar transações suspeitas. Isso reduz o risco de erros e melhora a precisão das verificações de conformidade.

5. Gestão inteligente de riscos

IA Generativa também pode ajudar os bancos a identificar e gerenciar riscos potenciais, analisando grandes quantidades de dados e identificando fatores de risco potenciais.

Os bancos também podem usar ferramentas como o ChatGPT para monitorar atividades de transações, sinalizar transações suspeitas e identificar possíveis fraudes.

O modelo analisa dados e notícias de mercado para avaliar potenciais riscos econômicos e políticos que podem impactar as operações do banco.

Com os recursos de aprendizado de máquina, os bancos podem aprender continuamente com os riscos passados e melhorar os processos de gerenciamento de riscos ao longo do tempo.

Mais inteligência para integração do cliente

Há alguns processos que são aparentemente banais mas críticos para atrair e reter clientes.

O processo de integração, por exemplo, se for demorado e complexo, pode se tornar um fator de atrito e de perda de carteiras.

A IA generativa pode automatizar  grande parte do processo, reduzindo o tempo de espera e simplificando a experiência do cliente.

Ferramentas como o ChatGPT pode ajudar os clientes com:

  • Preenchimento de formulários de integração
  • Obtendo respostas para suas perguntas sobre regras e processos bancários
  • Abordando suas preocupações sobre a mudança de banco
  • Abertura de novas contas

O modelo também pode ajudar os bancos nas seguintes tarefas durante o processo de integração:

  • Verificar a precisão dos dados do cliente
  • Sinalização de problemas que precisam ser corrigidos
  • Verificação de identidades de clientes
  • Oferecer experiências de integração personalizadas para os clientes
  • Abordar as preocupações do cliente

A IA generativa tem o poder de transformar o setor financeiro nos próximos três anos

À medida que o setor descobre como usar a inteligência artificial (IA) generativa com segurança e eficácia, os analistas buscam entender o que a tecnologia pode significar para o setor financeiro.

Um relatório da Insider Intelligence aponta os quatro setores financeiros que sentirão o maior impacto.

  • Banco de varejo e patrimônio: as empresas usarão IA generativa para treinar modelos por trás dos processos de conhecimento do cliente (KYC) para abertura de conta. Ele também alimentará modelos de linguagem natural para ajustar os assistentes virtuais.
  • Serviços bancários para pequenas e médias empresas: a tecnologia analisará com eficiência dados não numéricos de aplicativos de empréstimos, como planos de negócios.
  • Bancos comerciais: IA generativa acelerará as tarefas de back-office, como responder a perguntas de desempenho em tempo real. Também pode ajudar na análise de cenários sob várias condições econômicas.
  • Bancos de investimento e mercado de capitais: gerando cenários de teste de estresse para produtos financeiros líquidos, para informar as medidas de conformidade adequadas e reduzir custos.

Mas, eles consideram que a tecnologia não será eficaz em todas as áreas.

  • Decisões de empréstimo: os dados sintetizados gerados pela IA Generativa são difíceis de explicar e difíceis de auditar, o que pode torná-los incompatíveis na decisão de empréstimo.
  • Conformidade: como as regras e regulamentos estão em constante mudança, a IA generativa provavelmente não será capaz de simular o ambiente regulatório adequado. Pode, no entanto, eventualmente ser usado para redigir declarações de conformidade ou não conformidade.
  • Negociação: a IA generativa provavelmente não será usada para treinar algoritmos de negociação, pois os mercados costumam ser imprevisíveis.

Em compensação, o Marketing personalizado deve explodir…

Os algoritmos de IA podem ser usados para analisar os dados do cliente e criar campanhas de marketing direcionadas com base em suas preferências e comportamentos.

Conclusão: o potencial é enorme, mas não é a pedra filosofal

Para sair do campo mais puramente conceitual, andamos testando o Chat GPT – e outras ferramentas – aqui na Always On.

Em um dos experimentos, fizemos uma pergunta:

  • “Você pode explicar em poucas palavras como você trabalha, como suas capacidades podem impactar os serviços bancários e financeiros em geral e quais são as implicações éticas e sociais do seu trabalho?”

A resposta que a ferramenta deu me convenceu de que a tecnologia pode lidar com informações contextuais e manter um diálogo em texto natural, em vários idiomas e estilos de escrita, ao mesmo tempo em que faz auto-referências e preserva a estrutura.

Não apenas o formulário, mas também o conteúdo produzido teve uma profundidade que não era observada em soluções de chatbot até agora.

Em outras palavras, essa nova tecnologia pode melhorar bastante a interação humano-computador, mas também traz novos desafios que somente humanos podem resolver.

Um exemplo: ao repetir a pergunta em outro dispositivo e em outra sessão, o chatbot deu respostas semelhantes, mas não idênticas, o que significa que diferentes respostas poderiam ser dadas em uma hipotética interação de atendimento ao cliente.

Então, como podemos garantir que o mesmo nível de informação seja compartilhado em todas as sessões?

Em relação às implicações éticas e sociais, a resposta do chatbot apresentou um forte argumento político, opondo classe dominante versus minorias.

Ou seja, como garantir que o conteúdo seja moderado e assuntos delicados sejam deixados de fora do diálogo?

Resumindo…

Embora as tecnologias de IA, como o ChatGPT, ofereçam grande funcionalidade e, portanto, um enorme potencial, também há muitas implicações que exigem que os profissionais de negócios olhem além da tecnologia e projetem o impacto na vida das pessoas.

Como isso afetará o setor financeiro?

Só o tempo irá dizer…

Esperamos que tenha gostado d nosso artigo sobre o 5 Benefícios da AI (ChatGPT) para as Empresas do setor financeiro!

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