Desafio de negócios
A Kubota Canadá distribui equipamentos pesados para os setores agrícola, de construção, comercial e residencial. Tem mais de 130 revendedores que interagem com os clientes via canais digitais e eventos presenciais.
Essa multiplicidade de canais de engajamento dificultava o rastreamento dos pontos de contato e produziam uma grande quantidade de dados, mas a Kubota estava limitada na sua capacidade de agir pois estavam espalhados por diversos sistemas — desde APIs de terceiros até documentos Excel — sem ferramentas consistentes para coletar, combinar e gerar relatórios sobre eles. Era preciso compreender melhor as necessidades únicas dos clientes de garantir a conformidade com a LGPD canadense.
Solução
Encontrar um serviço de automação. Para isso, a Kubota acionou o time de marketing de diferentes equipes internas para auditar os sistemas existentes e identificar suas necessidades exatas no futuro. No total, a empresa definiu mais de 100 requisitos para que o serviço de automação de marketing desejado fosse bem-sucedido.
Resultados
A solução permitiu identificar a jornada única de cada cliente e consolidou os dados desses pontos de contato em seu banco de dados, automatizando e personalizando as comunicações com os clientes. Como resultado, obteve melhores insights sobre o relacionamento entre a empresa, seus revendedores e seus clientes.
A engenharia de dados é um campo de especialização dentro do domínio mais amplo da ciência e análise de dados. Ela se concentra na aplicação prática da coleta e processamento, armazenamento e transformação dos dados em um formato que cientistas de dados e analistas possam usar para análise, relatórios e tomada de decisões.
A ciência de dados é um campo multidisciplinar que envolve o uso de métodos científicos, algoritmos, processos e sistemas para extrair insights e conhecimento de dados estruturados e não estruturados. Combina elementos de diversas disciplinas, incluindo estatística, ciência da computação, aprendizado de máquina, conhecimento
de domínio e engenharia de dados, para descobrir informações valiosas e resolver problemas complexos.
CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Refere-se a um conjunto de estratégias, práticas, tecnologias e ferramentas que as organizações utilizam para gerenciar e analisar suas interações e relacionamentos com clientes e potenciais clientes.
O objetivo principal do CRM é melhorar a satisfação, fidelidade e retenção do cliente, ao mesmo tempo que otimiza os processos de negócios relacionados ao envolvimento do cliente.
Para aplicar a nuvem à IA de maneira eficaz, você precisará escolher o provedor de nuvem que melhor se alinhe aos seus requisitos e experiência.
Cada grande provedor de nuvem (por exemplo, AWS, Google Cloud, Microsoft Azure) oferece uma variedade de serviços e ferramentas relacionados à IA que podem ser adaptados às suas necessidades específicas, desde a preparação de dados até a implantação de modelos e muito mais.
É essencial projetar sua arquitetura de IA tendo em mente a escalabilidade, a segurança e a economia, aproveitando ao máximo os recursos da nuvem.
Omnicanal, às vezes escrito como “omnichannel”, refere-se a uma estratégia de marketing e negócios que se concentra em fornecer uma experiência contínua e consistente ao cliente em vários canais e pontos de contato.
O objetivo do marketing omnicanal e do atendimento ao cliente é permitir que os clientes interajam com uma marca ou empresa usando vários métodos e dispositivos (como na loja, on-line, aplicativos móveis, mídias sociais, e-mail, telefone e muito mais) enquanto recebem uma experiência consistente e integrada.