O que a IA generativa deve aprender para executar B2B email marketing
Nas comunicações B2B, a IA generativa tem se provado eficaz para correspondência pessoal e emails de divulgação, incluindo as mensagens automáticas e de follow-up, fazendo com que pareçam conversas individuais.
Também é útil em chatbots para gerenciar conversas. Quanto mais detalhes você fornecer à IA sobre seu produto e clientes, mais precisa e envolvente será a comunicação.
Mas e as newsletters que as empresas enviam aos seus clientes? A IA generativa pode automatizar muitos processos, reduzir o tempo de produção e permitir que as equipes humanas se concentrem em melhorar o envolvimento do cliente.
No estágio inicial, a IA generativa pode se concentrar na execução de tarefas isoladas, como otimizar ou criar linhas de assunto para e-mail e gerar breves descrições de produtos. Embora estas ações sejam limitadas, podem, no entanto, poupar muito tempo e recursos.
Na próxima etapa, ela pode gerenciar blocos de texto individuais em campanhas de email no contexto de uma estratégia geral, garantindo maior consistência e relevância do conteúdo. Por exemplo, GenAI pode otimizar o texto dos emails adaptando-os a um tom específico que corresponda ao estilo corporativo da empresa. Além disso, pode reescrever o conteúdo usando terminologia específica para melhor entregar os recursos, objetivos e missão de uma empresa ou produto, tornando a comunicação mais valiosa.
Estudos constatam que a aplicação do ChatGPT a seções inteiras de e-mail, em vez de apenas a elementos individuais, aumenta as taxas de cliques (CTR) em até 41%, graças à consistência e abordagem abrangente do conteúdo.
Para permitir que a GenAI evolua e resolva tarefas mais complexas, é necessário enriquecê-la com contexto e fornecer feedback continuamente:
Contexto refere-se a fornecer informações e dados detalhados da marca, como histórico de interação com o cliente, psicografia do público e tendências de mercado. Essas informações equipam a ferramenta com a capacidade de compreender com precisão as preferências do público, levando a um marketing direcionado mais eficaz.
O feedback envolve fornecer à IA generativa feedback honesto sobre seus resultados e analisar os resultados da campanha. Ela deve identificar o que funciona de forma eficaz e o que precisa de ser melhorado, garantindo o refinamento contínuo dos seus algoritmos.
O processo de aprendizagem da IA generativaI é iterativo, envolvendo testes, avaliações e adaptações contínuas. A cada ciclo, ela torna-se mais precisa e eficaz, capaz de se adaptar às mudanças nas condições do mercado e às necessidades dos clientes.
Usar essas abordagens não apenas “ensina” a GenAI a resolver tarefas mais complexas, mas também aumenta significativamente a eficácia geral das campanhas de marketing por email. Por sua vez, isso leva à criação de comunicações mais personalizadas, criativas e eficazes com os clientes.
Fonte: MarketingProfs
https://www.marketingprofs.com/articles/2024/51315/optimize-b2b-email-marketing-with-generative-ai
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