Desafio de negócios
Com uma história de 150 anos, a instituição financeira sempre foi conhecida pela inovação e pela fácil adaptação às mudanças. Há quatro anos, o Banco de Bogotá iniciou uma transformação digital e tornou-se o primeiro banco na Colômbia a introduzir uma conta poupança 100% digital e sem papel, que pode ser aberta em apenas cinco minutos.
Tem trabalhado nos últimos anos para atender às expectativas dos seus clientes. O banco precisava fortalecer os recursos analíticos da organização para entender melhor o que os clientes precisam e quando.
Solução
O banco considerou uma série de ferramentas para gerenciar e compreender grandes volumes de dados. Por fim, selecionou as soluções que atendiam a todos os requisitos de automação, segmentação e personalização das interações com os clientes. Outras razões importantes incluíram o potencial para interagir com canais de terceiros, como Facebook e Google, e para estabelecer alianças com outras organizações com base em dados anônimos (de segundo e de terceiros).
Resultados
As soluções automatizaram as campanhas baseadas em dados, adaptando as comunicações para interagir com os clientes nos canais certos e no momento certo. Simplificou as operações de campanha, possibilitando o dobro de campanhas mensais sem aumentar a equipe. Também implementaram resgate de leads que aumentaram a eficácia em quase 300% apenas nos primeiros três meses. 70% dos novos clientes foram integrados através de um processo automatizado que levou a um aumento de 7% no número de clientes que fazem depósitos em contas poupança no primeiro mês.
A engenharia de dados é um campo de especialização dentro do domínio mais amplo da ciência e análise de dados. Ela se concentra na aplicação prática da coleta e processamento, armazenamento e transformação dos dados em um formato que cientistas de dados e analistas possam usar para análise, relatórios e tomada de decisões.
A ciência de dados é um campo multidisciplinar que envolve o uso de métodos científicos, algoritmos, processos e sistemas para extrair insights e conhecimento de dados estruturados e não estruturados. Combina elementos de diversas disciplinas, incluindo estatística, ciência da computação, aprendizado de máquina, conhecimento
de domínio e engenharia de dados, para descobrir informações valiosas e resolver problemas complexos.
CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Refere-se a um conjunto de estratégias, práticas, tecnologias e ferramentas que as organizações utilizam para gerenciar e analisar suas interações e relacionamentos com clientes e potenciais clientes.
O objetivo principal do CRM é melhorar a satisfação, fidelidade e retenção do cliente, ao mesmo tempo que otimiza os processos de negócios relacionados ao envolvimento do cliente.
Para aplicar a nuvem à IA de maneira eficaz, você precisará escolher o provedor de nuvem que melhor se alinhe aos seus requisitos e experiência.
Cada grande provedor de nuvem (por exemplo, AWS, Google Cloud, Microsoft Azure) oferece uma variedade de serviços e ferramentas relacionados à IA que podem ser adaptados às suas necessidades específicas, desde a preparação de dados até a implantação de modelos e muito mais.
É essencial projetar sua arquitetura de IA tendo em mente a escalabilidade, a segurança e a economia, aproveitando ao máximo os recursos da nuvem.
Omnicanal, às vezes escrito como “omnichannel”, refere-se a uma estratégia de marketing e negócios que se concentra em fornecer uma experiência contínua e consistente ao cliente em vários canais e pontos de contato.
O objetivo do marketing omnicanal e do atendimento ao cliente é permitir que os clientes interajam com uma marca ou empresa usando vários métodos e dispositivos (como na loja, on-line, aplicativos móveis, mídias sociais, e-mail, telefone e muito mais) enquanto recebem uma experiência consistente e integrada.