Desafio de negócios
A área Corporate do Banco Santander lida com grandes volumes financeiros todos os dias, pois gerencia assets das maiores empresas brasileiras com operações tanto em solo nacional quanto no exterior. Precisão e eficiência operacional são imperativas — afinal, time is always money no mercado financeiro.
A área liderava processos que envolviam arquivos de diferentes áreas/fontes de dados, arquivos de baixa qualidade em sua origem, cálculos complexos e carimbos (chamados internamento de marcações).
Solução
A Always On estabeleceu como prioridade o desenvolvimento de um Projeto de Dados com Inteligência Artificial que norteará toda a estratégia do banco nos próximos anos.
Para fazer um “reabastecimento em pleno voo”, garantindo que nenhum processo ou rotina precise parar, utilizamos uma metodologia proprietária denominada Workflow Descomplicado.
Resultados
Fechamento:
Economia de tempo: Houve uma diminuição espetacular. O que antes levava 2 a 3 dias, passou a ser feito em apenas 2 horas.
Ganho de produtividade em 6x, no processo de finalização do fechamento, otimizando assim os recursos da área e o mais importante, a rapidez na tomada de decisão.
Aumento na qualidade da validação dos dados. Com a automatização dos processos, a comparação analítica gerada com outras bases, se tornou mais rápida, simples e eficiente. Qualidade máxima às decisões dos gestores.
Prévia:
Redução de 80% no volume de planilhas complexas, que eram atualizadas a cada nova divulgação.
Redução 44,4% no número de simuladores (de 9 para 4)
Otimização no processo que antes levava 3 dias para apenas 6 horas
Observação importante:
Este projeto desenvolvido pela Always On foi escolhido pelo Banco Santander como o melhor do trimestre da Área Corporate. Os outros dois projetos que formaram o pódio (2o e 3o lugar), também foram desenvolvidos pela Always On, o que é motivo de orgulho.
A engenharia de dados é um campo de especialização dentro do domínio mais amplo da ciência e análise de dados. Ela se concentra na aplicação prática da coleta e processamento, armazenamento e transformação dos dados em um formato que cientistas de dados e analistas possam usar para análise, relatórios e tomada de decisões.
A ciência de dados é um campo multidisciplinar que envolve o uso de métodos científicos, algoritmos, processos e sistemas para extrair insights e conhecimento de dados estruturados e não estruturados. Combina elementos de diversas disciplinas, incluindo estatística, ciência da computação, aprendizado de máquina, conhecimento
de domínio e engenharia de dados, para descobrir informações valiosas e resolver problemas complexos.
CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Refere-se a um conjunto de estratégias, práticas, tecnologias e ferramentas que as organizações utilizam para gerenciar e analisar suas interações e relacionamentos com clientes e potenciais clientes.
O objetivo principal do CRM é melhorar a satisfação, fidelidade e retenção do cliente, ao mesmo tempo que otimiza os processos de negócios relacionados ao envolvimento do cliente.
Para aplicar a nuvem à IA de maneira eficaz, você precisará escolher o provedor de nuvem que melhor se alinhe aos seus requisitos e experiência.
Cada grande provedor de nuvem (por exemplo, AWS, Google Cloud, Microsoft Azure) oferece uma variedade de serviços e ferramentas relacionados à IA que podem ser adaptados às suas necessidades específicas, desde a preparação de dados até a implantação de modelos e muito mais.
É essencial projetar sua arquitetura de IA tendo em mente a escalabilidade, a segurança e a economia, aproveitando ao máximo os recursos da nuvem.
Omnicanal, às vezes escrito como “omnichannel”, refere-se a uma estratégia de marketing e negócios que se concentra em fornecer uma experiência contínua e consistente ao cliente em vários canais e pontos de contato.
O objetivo do marketing omnicanal e do atendimento ao cliente é permitir que os clientes interajam com uma marca ou empresa usando vários métodos e dispositivos (como na loja, on-line, aplicativos móveis, mídias sociais, e-mail, telefone e muito mais) enquanto recebem uma experiência consistente e integrada.