Desafio de negócios
A Mack Trucks queria mudar o foco do seu marketing, passando a capturar dados de clientes potenciais e desenvolver leads qualificados para os revendedores.
Solução
Aproveitou o lançamento de um novo caminhão, o Mack Anthem, para substituir o seu portfólio tradicional de comunicação – anúncios impressos e folhetos – por uma campanha ousada, com mensagens customizadas e mensuração dos resultados.
Como suporte, usou uma ferramenta de Marketing Automation, com aplicativos de CRM em nuvem, para conduzir uma campanha de marketing digital que enfatizou a segmentação e as métricas em vez do mindshare. Utilizou-se vídeos fechados no YouTube e tours de realidade virtual do caminhão rodoviário, para envolver uma base de 175.000 pessoas e levá-las cada vez mais longe no funil de vendas.
Resultados
Perto de 10.000 pessoas optaram por algum aspecto da campanha Mack Anthem nos primeiros meses após o lançamento do produto em julho de 2017, gerando cerca de 1.700 leads qualificados e milhões de dólares em vendas brutas.
A engenharia de dados é um campo de especialização dentro do domínio mais amplo da ciência e análise de dados. Ela se concentra na aplicação prática da coleta e processamento, armazenamento e transformação dos dados em um formato que cientistas de dados e analistas possam usar para análise, relatórios e tomada de decisões.
A ciência de dados é um campo multidisciplinar que envolve o uso de métodos científicos, algoritmos, processos e sistemas para extrair insights e conhecimento de dados estruturados e não estruturados. Combina elementos de diversas disciplinas, incluindo estatística, ciência da computação, aprendizado de máquina, conhecimento
de domínio e engenharia de dados, para descobrir informações valiosas e resolver problemas complexos.
CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Refere-se a um conjunto de estratégias, práticas, tecnologias e ferramentas que as organizações utilizam para gerenciar e analisar suas interações e relacionamentos com clientes e potenciais clientes.
O objetivo principal do CRM é melhorar a satisfação, fidelidade e retenção do cliente, ao mesmo tempo que otimiza os processos de negócios relacionados ao envolvimento do cliente.
Para aplicar a nuvem à IA de maneira eficaz, você precisará escolher o provedor de nuvem que melhor se alinhe aos seus requisitos e experiência.
Cada grande provedor de nuvem (por exemplo, AWS, Google Cloud, Microsoft Azure) oferece uma variedade de serviços e ferramentas relacionados à IA que podem ser adaptados às suas necessidades específicas, desde a preparação de dados até a implantação de modelos e muito mais.
É essencial projetar sua arquitetura de IA tendo em mente a escalabilidade, a segurança e a economia, aproveitando ao máximo os recursos da nuvem.
Omnicanal, às vezes escrito como “omnichannel”, refere-se a uma estratégia de marketing e negócios que se concentra em fornecer uma experiência contínua e consistente ao cliente em vários canais e pontos de contato.
O objetivo do marketing omnicanal e do atendimento ao cliente é permitir que os clientes interajam com uma marca ou empresa usando vários métodos e dispositivos (como na loja, on-line, aplicativos móveis, mídias sociais, e-mail, telefone e muito mais) enquanto recebem uma experiência consistente e integrada.