Desafio de negócios
Enfrentando as novas tendências tecnológicas e um panorama midiático saturado de publicidade, tornou-se cada vez mais difícil para a Mazda na Europa alcançar e interagir diretamente com os clientes. Era preciso uma ferramenta de automação de marketing centralizada, integrada e escalável que apoiasse todas as suas campanhas de marketing B2B e B2C, gerasse mais leads de qualidade e permitisse uma melhor experiência para os clientes Mazda. Para atingir esses objetivos, a organização precisava de acesso a dados em tempo real, campanhas de marketing otimizadas e alinhamento local. A empresa também pretendia apoiar e permitir uma colaboração harmoniosa entre vários mercados.
Solução
Buscando usabilidade, eficiência e planejamento intuitivo de campanhas, a Mazda optou por uma solução com estrutura complexa de nível empresarial global.
Resultados
Taxas de abertura de cerca de 50% para campanhas de email dirigidas a proprietários de automóveis e de cerca de 90% para campanhas que notificam os clientes sobre o lançamento de novos automóveis. A organização também obteve uma melhor visão geral das campanhas de marketing ativas em diferentes países, ao mesmo tempo que recolhe dados unificados de vários canais e utiliza relatórios em tempo real para melhorar a tomada de decisões.
A engenharia de dados é um campo de especialização dentro do domínio mais amplo da ciência e análise de dados. Ela se concentra na aplicação prática da coleta e processamento, armazenamento e transformação dos dados em um formato que cientistas de dados e analistas possam usar para análise, relatórios e tomada de decisões.
A ciência de dados é um campo multidisciplinar que envolve o uso de métodos científicos, algoritmos, processos e sistemas para extrair insights e conhecimento de dados estruturados e não estruturados. Combina elementos de diversas disciplinas, incluindo estatística, ciência da computação, aprendizado de máquina, conhecimento
de domínio e engenharia de dados, para descobrir informações valiosas e resolver problemas complexos.
CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Refere-se a um conjunto de estratégias, práticas, tecnologias e ferramentas que as organizações utilizam para gerenciar e analisar suas interações e relacionamentos com clientes e potenciais clientes.
O objetivo principal do CRM é melhorar a satisfação, fidelidade e retenção do cliente, ao mesmo tempo que otimiza os processos de negócios relacionados ao envolvimento do cliente.
Para aplicar a nuvem à IA de maneira eficaz, você precisará escolher o provedor de nuvem que melhor se alinhe aos seus requisitos e experiência.
Cada grande provedor de nuvem (por exemplo, AWS, Google Cloud, Microsoft Azure) oferece uma variedade de serviços e ferramentas relacionados à IA que podem ser adaptados às suas necessidades específicas, desde a preparação de dados até a implantação de modelos e muito mais.
É essencial projetar sua arquitetura de IA tendo em mente a escalabilidade, a segurança e a economia, aproveitando ao máximo os recursos da nuvem.
Omnicanal, às vezes escrito como “omnichannel”, refere-se a uma estratégia de marketing e negócios que se concentra em fornecer uma experiência contínua e consistente ao cliente em vários canais e pontos de contato.
O objetivo do marketing omnicanal e do atendimento ao cliente é permitir que os clientes interajam com uma marca ou empresa usando vários métodos e dispositivos (como na loja, on-line, aplicativos móveis, mídias sociais, e-mail, telefone e muito mais) enquanto recebem uma experiência consistente e integrada.