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Como Mudar a Identidade da Empresa? A Mastercard explica!

por Elcio Santos - 09/01/2023

É muito fácil lembrar do logotipo da Mastercard. Os icônicos círculos vermelhos e amarelos da marca existem desde os anos 60 e, dada a presença global da empresa, é provável que qualquer pessoa já tenha visto essa imagem muitas vezes.

Em 2019, a empresa retirou o texto “Mastercard” do logotipo, pois “agora a imagem pode se sustentar por conta própria”, e introduziu um som de assinatura em sua marca pela primeira vez.

Três anos e meio depois, a Mastercard está lançando um plano de branding sonoro de “10 camadas” que começou com uma melodia e agora inclui um álbum inteiro de músicas originais.

“Nossa identidade sonora é um dos destaques da empresa.

Em termos de como o marketing, realmente criou uma maneira de as pessoas entenderem, apreciarem e se conectarem com nossa marca”, disse Raja Rajamannar, CMO da Mastercard.

Marcas como Tostitos, Panera e outras criaram logotipos sonoros no ano passado, o que sinaliza a ascensão do áudio como um elemento cada vez mais importante de uma marca.

No caso da Mastercard, a empresa deve, em parte, agradecer à Alexa por sua marca sonora.

Quando Rajamannar começou a usar o assistente de voz da Amazon, ele percebeu que estava fazendo compras com seu cartão Mastercard.

No entanto, não havia “espaço visual” envolvido nessa experiência, disse ele.

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Essa revelação, juntamente com o fato de que a adoção de alto-falantes inteligentes estava “explodindo”.

Bem como o surgimento de wearables como o Apple Watch, convenceu Rajamannar de que precisava de uma identidade sonora.

“Os seres humanos são geralmente abençoados com cinco sentidos”, contou.

Até então, a Mastercard estava “realmente comunicando nossa marca apenas por meio dos ativos visuais”.

Mas, Rajamannar não queria apenas um jingle; ele queria uma “experiência abrangente de áudio”.

A identidade sonora da Mastercard tem 10 camadas e, embora os seis finais permaneçam um mistério, quatro já estão em uso.

A primeira camada é a melodia sonora, que tinha que ser “memorável”, “cantarollável” e “versátil”, disse Rajamannar.

Como a Mastercard é uma marca global, seu som de assinatura precisava ser traduzido para campanhas em todo o mundo.

A segunda camada, a “assinatura sonora” da Mastercard, é uma música de três segundos derivada da melodia que toca no final de todos os anúncios da Mastercard, disse Rajamannar.

A terceira é uma adaptação ainda mais curta da melodia: um som de “aceitação sonora” de 1,3 segundos.

É composto por seis notas e toca cada vez que alguém usa seu Mastercard para indicar que sua transação foi concluída.

A quarta camada envolve “incorporar nossa identidade sonora em músicas e músicas populares” para cimentá-la ainda mais na mente das pessoas, disse Rajamannar.

Em junho, a Mastercard lançou “Priceless”, um álbum de músicas originais.

Todas interpretadas por artistas emergentes de todo o mundo e tem planos de lançar um novo álbum por ano. Eis a boa notícia.

Fonte: Marketing Brew

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