À medida que os recursos de IA e aprendizado de máquina amadurecem e as questões de ética e privacidade de dados se tornam primordiais.
Assim, as principais organizações estão sendo desafiadas a transformar seus processos de negócios e tecnologia para fornecer valor comercial.
Para isso, precisam alcançar a liderança orientada por dados em um cenário de ameaças competitivas e expectativas crescentes tanto por parte dos clientes como dos acionistas.
Em resumo, a barra está mais alta agora.
Esse é o tema central da NewVantage Partners 2022 Data and AI Leadership Executive Survey, “A busca para alcançar a liderança orientada por dados”.
Basicamente, a pesquisa ouviu um grupo representativo de executivos e negócios e tecnologia de empresas listadas na Fortune 1000.
Obviamente, sempre buscando entender o impacto transformacional que os dados teriam em seus organizações e indústria.
Os entrevistados concordam que o progresso foi feito ao longo da última década, porém tornar-se orientado por dados é uma jornada e ainda há muito trabalho a ser feito.
Nesse contexto, alguns resultados da pesquisa deste ano se destacam imediatamente:
73,7% das organizações nomeou um Chief Data and Analytics Officer, um percentual bem superior aos 12,0% , quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez.
No entanto, 59,8% dessas organizações veem a função de Chief Data and Analytics Officer como ainda incipiente e em evolução, e 44,2% têm lutado com a rotatividade na função.
Sendo assim, as organizações lutam para se tornar orientadas por dados, com apenas 26,5% dos relatórios atingindo a meta.
E apenas 19,3% relatando ter estabelecido uma cultura de dados.
Os impedimentos culturais continuam sendo a maior barreira para as organizações se tornarem orientadas por dados, com 91,9% dos entrevistados identificando isso como o grande desafio.
A ética de dados está emergindo como uma questão de importância crescente, com apenas 44,1% das organizações relatando dados bem estabelecidos.
Além de políticas e práticas de ética em IA em vigor, e apenas 21,6% respondendo que o setor fez o suficiente para abordar dados e ética de IA.
Em suma, quem quiser ler o relatório na íntegra, em inglês, deve enviar um email para elcio@aodigital.com.br, solicitando uma cópia.
Como ganhar a confiança dos consumidores para obter seus dados Dados primários são cada vez mais necessários para que os...