As tecnologias para o turismo desempenham um papel fundamental na atração de clientes, principalmente se o objetivo é atrair mais clientes durante as férias de final de ano.
Companhias aéreas e agências de viagens, por exemplo, estão cada vez mais preocupados com sua reputação no mercado, haja vista que, de acordo com o site Reclame Aqui, as queixas relacionadas ao setor não para de crescer no Brasil.
As principais?
Morosidade no atendimento, travamento de sites, segurança de dados e comunicação ineficiente.
Para mudar este quadro e oferecer um serviço digno de agências internacionais, as empresas brasileiras estão buscando formas de se adaptar as novas tendências de tecnologias para o setor de turismo, a fim de atrair mais clientes para as viagens de férias de final de ano e melhorar os serviços oferecidos.
Vamos ver quais são elas?
Aqui está uma lista com as principais tecnologias para o setor Turismo brasileiro, já aplicada em empresas internacionais.
Ter uma presença online é fundamental para o setor cada vez mais concorrido, sendo assim, uma das tecnologias mais procuradas por companhias aéreas e agências de viagens, são aquelas que visam oferecer mais facilidade aos viajantes na hora de pesquisar, comparar preços e efetuar reservas em tempo real, proporcionando a melhor experiência para o cliente possível.
Por exemplo, plataformas como Booking.com e Airbnb, por exemplo, oferecem uma experiência de reserva fluida e eficiente, de acordo com as preferências individuais de cada usuário.
No setor internacional, Sistemas Globais de Distribuição (GDS), por exemplo, é uma das tecnologias essenciais para conectar provedores de serviços de viagem e agências, que têm como objetivo principal oferecer serviços de reservas de voos, hotéis e outros serviços de forma mais rápida e eficaz.
Vale lembrar que a Inteligência Artificial (IA) também é essencial em sites de companhias aéreas e agências de viagens, pois são capazes de personalizar a experiência do cliente, além de oferecer serviços mais ágeis e personalizados também.
E por falar em IA, juntamente com a inovação Marchine Learning, são tecnologias para o Turismo que surgiu para redefinir drasticamente a experiência do usuário.
Essas tecnologias desempenham o papel de personalizar recomendações de viagens, antecipar tendências do mercado, otimizar operações de reserva, além de proporcionar um atendimento mais eficiente por meio de chatbots inteligentes e humanizados.
Tais ferramentas também são capazes de analisar grandes conjuntos de dados, auxiliando as plataformas a compreenderem as preferências individuais dos viajantes, oferecendo sugestões mais precisas para as viagens de férias de fim de ano.
Quando falamos de Big Data Analytics, estamos nos referindo ao avanço tecnológico para o setor turístico, uma vez que a tecnologia foi projetada para extrair insights valiosos para as empresas, que pode antecipar demandas, criar ofertas altamente personalizadas, além de auxiliar a equipe de marketing em estratégias certeiras para captar mais clientes para as férias de fim de ano.
Por exemplo, plataformas como TripAdvisor utilizam análises robustas, a fim de compilar avaliações e feedbacks, proporcionando aos usuários informações detalhadas sobre seus destinos.
Essa abordagem orientada por dados não só eleva a experiência do cliente, mas também maximiza a eficácia operacional interna, tornando o setor turístico mais atrativo e eficiente para os consumidores cada vez mais exigentes.
Outra tecnologia para o Turismo que vem despertado o interesse dos empresários brasileiros é a tecnologia blockchain, um sistema descentralizado de registro de transações, no qual informações são armazenadas em blocos, garantindo segurança, transparência e imutabilidade dos dados da empresa e de seus clientes.
A inovação promete redefinir a indústria do turismo, promovendo um ambiente mais seguro e transparente aos usuários.
Na prática, essa tecnologia pode ser exemplificada por meio da garantia de segurança em transações financeiras durante reservas de hospedagem, oferecendo rastreabilidade precisa de bagagens desde o ponto de origem até o destino final.
No que tange a autenticação de identidade, a blockchain pode ser aplicada para verificar as credenciais dos viajantes, o que agiliza os processos de check-in, evitando longas filas de espera.
A Internet das Coisas (IoT) refere-se à interconexão de dispositivos por meio da internet para coletar e compartilhar dados.
Na prática, a IoT é empregada em diversos contextos, como:
E muito mais, tudo para oferecer uma experiência mais interligada e simplificada para os usuários.
Essa interconexão de dispositivos inova a forma como os consumidores acompanham as informações, tornando os serviços oferecidos mais inteligentes.
As tecnologias no setor de Turismo desempenham um papel crucial não apenas durante as férias de final de ano, mas ao longo de todo o ano, quando a demanda por viagens aumenta, seja para escapadas turísticas ou compromissos profissionais.
Assim, é importante que as empresas do setor de turismo no Brasil estejam preparadas para atender às expectativas dos consumidores, oferecendo experiências e serviços de alta qualidade em todas as épocas do ano.
Pense que, ao investir em tecnologia, empresas aéreas, plataformas online e agências de viagem não só atraem os clientes mais exigentes, mas também elevam a competitividade e a eficiência operacional turísticas no mercado brasileiro.
Vamos decolar juntos?
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