Os resultados da Data Analytics por IA são entusiasmantes, afirmou Aude Gandon, diretora de marketing da Nestlé, em relação ao Retorno sobre o Investimento em Marketing.
Além disso, o processo liberou as equipes para dedicar mais tempo atividades criativas, o que é extremamente importante.
Haja vista que cerca de 15 mil profissionais estão envolvidos diretamente no marketing para suas 2 mil marcas em cerca de 200 territórios.
Na prática, o desenvolvimento da plataforma foi um dos passos para a reformulação de todo o processo criativo da Nestlé com a criação de um conjunto de “regras” para campanhas.
Já nos primeiros testes, foi observado um ROI maior dos anúncios que atendiam aos requisitos definidos pelas análises.
Todas geradas pela plataforma em relação aos anúncios que funcionaram como “controles”.
A decisão de rever sua abordagem, incluindo a plataforma de ciência de dados + IA, partiu de que o marketing online respondesse por 70% da Nestlé.
Este investimento radical em mídia digital significa que a Nestlé deve garantir que todos os seus anúncios online sejam tão eficazes quanto possível.
“Não é como na TV, onde você tem uma peça e pode recortá-la e colocá-la no Facebook”, explicou ela.
“Precisávamos ajudar os profissionais de marketing a entender que existem novas regras de engajamento criativo em diferentes plataformas.
A operação de marketing da Nestlé é complexa, com milhares de profissionais de marketing – e ainda mais agências parceiras em vários países.
Dito isso, a mudança da mídia ao mesmo tempo que a complexidade da Nestlé significava que precisávamos de uma maneira de fornecer orientação e uma estrutura.”
Adiciona-se som às plataformas certas, como no caso do YouTube em que o som é um amplificador, enquanto no Meta 90% do conteúdo é assistido sem som.
Atualmente, os parceiros de marketing da Nestlé devem carregar os novos ativos na plataforma para atender aos requisitos antes de executá-los.
Quando uma nova regra é criada, todos os profissionais que trabalham em campanhas da Nestlé terão que implementá-la.
Isso, desde o momento da programada na plataforma.
Assim, quando a plataforma cria uma mudança no posicionamento de um logotipo, por exemplo, essa mudança se torna uma diretriz da Nestlé.
Ademais, isso exigiria um roadshow para convencer os gerentes das marcas e as agências criativas de que precisavam mover o logotipo.
Fonte: TheDrum
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